O que preciso Saber?

Olá! Fico muito contente que você tenha chegado até aqui. Agora, quero explicar um pouco sobre como funciona a psicoterapia e os acordos que estabelecemos para garantir um processo de qualidade. Para isso, teremos um Contrato de Prestação de Serviços — ou Contrato Terapêutico. Caso tenha dúvidas, sinta-se à vontade para me chamar no WhatsApp!

Contrato Terapêutico - Acordos e Diretrizes para o nosso trabalho

O Contrato Terapêutico é o conjunto de acordos entre o psicólogo e o paciente que garante as condições básicas para a realização da psicoterapia. É um compartilhamento de responsabilidades para que a psicoterapia possa acontecer da melhor forma possível. Ao prosseguir com o atendimento, você confirma estar ciente e de acordo com as informações deste contrato. Caso tenha dúvidas, estou à disposição para esclarecê-las.

O que envolve o Processo Terapêutico?

A Prestação de Serviços de Atendimento Psicológico Individual On-line, por meio do uso de Tecnologia da Informação e Comunicação (Resolução n° 11/2018 do Conselho Federal de Psicologia), de forma síncrona. O serviço será prestado pelo Psicólogo em congruência com o Código de Ética Profissional do Psicólogo (Resolução CFP 010/2005) e demais legislações e orientações vinculadas ao exercício profissional da psicologia no Brasil. A prestação de serviços contratada ocorre de maneira Eletiva, isto é, com atendimentos agendados e não em caráter de Urgência e Emergência.

Durante a psicoterapia, falamos sobre temas que podem ser desafiadores — às vezes, até sobre coisas que nunca contamos para ninguém. É natural que isso desperte emoções difíceis. Mas não se preocupe: todas as emoções têm um papel importante e podem nos ensinar algo sobre nós mesmos e nosso momento de vida. Estou aqui para ajudar você a compreendê-las.

Duração do Processo

A duração da Prestação de Serviços Psicológicos varia, dependendo do caso e dos objetivos. Desse modo, não há um limite pré-estabelecido quanto ao número de atendimentos. No entanto, ela pode ser interrompida a qualquer momento por iniciativa unilateral das partes, ou em comum acordo, sem quaisquer obrigações ou direitos decorrentes. Isso quer dizer que você pode comunicar o fim da contratação dos serviços assim que desejar, sem qualquer ônus, apenas precisando acertar valores que ainda possam estar em aberto. Essa decisão será sempre tomada em conjunto.

Periodicidade

As sessões são programadas para durar 50 minutos e, inicialmente, ocorrem uma vez por semana, em horário agendado entre Psicólogo e Paciente de acordo com a disponibilidade da agenda. Essa periodicidade pode mudar de acordo com a queixa apresentada; com o momento do tratamento e com a natureza das intervenções. Lembrando que sessões quinzenais ou mensais não são indicadas no começo do processo. Elas ocorrem perto do processo de alta como forma de acompanhamento dos resultados!

Compromisso com o Processo Terapêutico

A psicoterapia é um processo que exige comprometimento. O sucesso do tratamento depende da participação ativa do paciente, incluindo sua presença nas sessões e a aplicação das estratégias discutidas. A constância no acompanhamento favorece os resultados e possibilita avanços mais consistentes.

Videochamadas

Os atendimentos serão realizados através de videochamadas intermediadas por tecnologias que possibilitem a interação em tempo real, tais como smartphones, computadores, tablets, dentre outros. Cada parte utilizará de tecnologias próprias para a realização dos atendimentos, bem como deverá garantir conexão com a internet para tal. A utilização de Fones de Ouvido é Opcional, mas recomendada, pois garante a qualidade do áudio e aumenta o nível de privacidade das trocas durante o atendimento.

Valor

O Código de Ética Profissional do Psicólogo desaconselha a divulgação de valores em sites como este visando evitar abusos em estratégias de Marketing e Propaganda. Consulte o valor entrando em contato comigo!

Reajuste

Os valores serão reajustados anualmente, conforme a inflação (IPCA), e você será avisado com pelo menos 30 dias de antecedência para que possa se organizar.

Formas de Pagamento

A. Por sessão: o pagamento deve ser realizado de forma antecipada, até 24 horas antes do início do atendimento. Casos específicos devem ser tratados entre o Psicólogo e o Paciente.

B. Reserva de horários no mês todo: pagamento realizado no início de cada mês, em data combinada entre Psicólogo e Paciente, garantindo a reserva de todos os horários desejados dentro da vigência daquele mês. Lembre-se: o agendamento somente estará garantido mediante o pagamento antecipado. Os meios utilizados para o pagamento podem ser: PIX, depósitos ou transferências bancárias.

Cancelamentos e Faltas

A psicoterapia é um compromisso mútuo. Quando um horário é reservado para você, ele não pode ser preenchido por outra pessoa caso haja um cancelamento de última hora. Por isso, peço atenção a essa questão para que possamos organizar tudo da melhor forma. Vamos combinar assim:

A. Caso o cancelamento seja informado ao Psicólogo com antecedência mínima de 24 horas do início da sessão, o valor pago será reembolsado, ou a sessão será reagendada, a critério do cliente e de acordo com a disponibilidade na agenda do Psicólogo.

B. Nos casos em que o aviso for realizado com antecedência menor que 24 horas do início da sessão, ou na ausência do cliente à sessão agendada, o atendimento será cobrado normalmente.

C. Caso o reagendamento ocorra por iniciativa do Psicólogo, não haverá custo extra ao Paciente. Ainda nestes casos, quando o reagendamento não for possível por indisponibilidade de agendas, o Paciente pode solicitar o reembolso da sessão já paga ou usar o valor pago em agendamentos futuros.

Desse modo, garantimos o respeito entre Psicólogo e Paciente, bem como aos demais pacientes que aguardam por vaga de atendimento.

Atrasos

Em caso de atraso por parte do Paciente, não haverá reposição do tempo ou reembolso correspondente ao período de atraso. Caso o atraso ocorra por parte do Psicólogo, o tempo correspondente será acrescentado ao período imediatamente posterior à sessão, sem a possibilidade de reembolso.

Sigilo das Informações

A privacidade de todas as comunicações entre o paciente e o psicólogo é protegida pelo Código de Ética da categoria. Só irei liberar informações sobre o nosso trabalho para outros com a sua autorização explícita. Na maioria das situações, não posso nem mesmo confirmar a terceiros que você está no processo, a menos que você concorde com isso. No entanto, há situações em que, mesmo sem sua autorização, tenho que liberar o acesso às informações: no caso de mandado judicial ou caso você ou outra pessoa corra algum perigo iminente. Mesmo assim, se isso acontecer, eu comunicarei você e somente serão fornecidas informações estritamente necessárias à condução da situação. No Atendimento Psicológico On-line, o paciente compartilha a responsabilidade pelo sigilo. Este deve ser guardado por Psicólogo e Paciente através da utilização de serviços criptografados de troca de mensagens e chamadas de vídeo; pelo estabelecimento de um ambiente físico adequado e reservado e pela manutenção permanente do computador ou telefone celular por meio de programas antivírus, ‘firewall’ e atualizações necessárias. Fica expressamente proibida, por qualquer uma das partes, a gravação parcial ou integral da sessão, seja por voz, vídeo, imagem, ou qualquer outro meio, criptografado ou não, sob pena de sanções previstas em lei. A confidencialidade é um pilar essencial da Psicoterapia!

Registro e Armazenamento do Material das Sessões

O registro e armazenamento do material das sessões dar-se-á em consonância com as Resoluções 01/2009 e 05/2010 do Conselho Federal de Psicologia, e demais legislações e orientações vinculadas ao exercício profissional da psicologia no Brasil.

Qual a razão do uso deste contrato?

Este contrato tem dois objetivos bem claros: Selar o compromisso entre nós e servir como uma fonte de instrução sobre o processo. Ele é extrajudicial e funciona como um instrumento terapêutico e de mediação da nossa relação. Você deve consultá-lo futuramente caso tenha qualquer dúvida, bem como pode me perguntar a qualquer momento sobre alguma parte que não tenha ficado clara. Por favor, não encare este contrato como obrigação de permanecer no processo. Ele é simplesmente um lembrete dos compromissos assumidos enquanto trabalharmos juntos. Agora, se eu me tornar seu psicólogo, cumprirei sempre a minha parte, a não ser que forças maiores me impeçam!